top of page
  • Foto do escritorMarcelo Asamura

Ikigai – Qual é o seu Propósito de Vida?

Você sabe o Segredo da Felicidade?

O que é Ikigai?

IKIGAI é um termo japonês antigo que pode ser a chave para uma vida longa, feliz e saudável. Segundo o neurocientista japonês Ken Mogi [2018], IKIGAI é a sua razão de viver. É o motivo que faz você acordar todos os dias. É muito importante identificar as coisas que você gosta de fazer e que te dão prazer, porque elas dão propósito à vida e levam a uma existência longa e feliz. Para os autores Francesc Miralles e Héctor García [2017], se você encontra algo que dê sentido à sua vida, isso o faz seguir em frente e o mantém motivado.

Assim sendo, o balanço para encontrar o seu propósito de vida é encontrado onde suas paixões e talentos convergem com as coisas que o mundo precisa e está disposto a pagar [MYERS, 2018]. O lugar onde a paixão, a missão, a vocação e a profissão se cruzam, significa que cada dia possui um propósito. É a razão pela qual nos levantamos pela manhã [MIRALLES; GARCÍA, 2017].


Ana Lúcia Fontes, fundadora da RME – Rede Mulher Empreendedora, do Instituto RME e da Aceleradora Herd, Co-Fundadora do MIA – Mulheres Investidoras Anjo e eleita uma das 20 mulheres mais poderosas do Brasil pela revista Forbes em 2019, é líder no empreendedorismo feminino.

Ela cita em suas entrevistas e palestras três características fundamentais para o empreendedorismo feminino de sucesso: a paciência e a persistência e, principalmente, o perfil multitarefa que todas as mães adquirem. “Para mim, a importância de ter mais mulheres se tornando empreendedoras é que assim nós estamos construindo um caminho para um país melhor, um país mais justo”, diz ela. Esse é o seu IKIGAI: incentivar o empreendedorismo feminino entre as mulheres.


Robinson Shiba é um grande empreendedor brasileiro de sucesso, e também conhecido como um dos “tubarões” do programa Shark Tank Brasil, do Canal Sony, teve sua trajetória regada de muitos desafios e superações. Sempre apaixonado por gastronomia, fundou e se tornou CEO Grupo Trend Foods (China in Box e Gendai).

Segundo ele, “a vida daqueles que gerenciam o seu próprio negócio é bastante atraente para quem quer flexibilidade de horários e conquistar a liberdade financeira. Mas até chegar a esse patamar, o caminho é longo e para ser percorrido com êxito, é preciso muita dedicação e amor pelo que se faz”. Ele ainda diz que “a alegria de tocar o negócio e de se relacionar com as pessoas não pode faltar num negócio. Se não houver felicidade dentro do negócio, a rotina se torna uma tortura.”


Arthur Toyoshima, ganhador do Prêmio TOYP Brasil 2018, é integrante do Palhaço Sem Fronteiras, uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2016, a qual promove espetáculos de palhaçaria e artes circenses destinadas para campos de refugiados, abrigos, ocupações, alojamentos, transcendendo barreiras culturais, de idioma, políticas, sociais e religiosas.

Nesta organização, encontrou o seu IKIGAI no riso como elemento de restauração afetiva, base para uma transformação social. Em seu trabalho, transmite alegria às crianças e traz o humor como elemento apaziguador de tensões e regenerador.


Lais Higashi - Fundadora da ONG

Para Laís Higashi, o seu IKIGAI sempre foi, de alguma forma, fazer a diferença no mundo. Imaginava ganhar muito dinheiro empreendendo e fazer doações. No entanto, depois se engajar em uma organização social, o Litro de Luz, que está presente em mais de quinze países dos cinco continentes, descobriu uma nova forma de ajudar as pessoas. Tornou-se então Presidente do Litro de Luz Brasil, cujo objetivo é levar luz e empoderamento aos moradores de comunidades locais que não possuem acesso à energia elétrica ou que vivem sem acesso adequado à iluminação.

Nesta entidade, utilizam uma tecnologia simples, econômica e sustentável, composta por garrafas plásticas, canos PVC, painéis solares e lâmpadas LED. Por meio dessa tecnologia solar, a organização promove o Desenvolvimento Social, que inclui mapear comunidades, entender suas necessidades, capacitar moradores e mobilizar voluntários para as ações.

E você?

Já descobriu o seu IKIGAI?

63 visualizações0 comentário
bottom of page