top of page
  • Foto do escritorMarcelo Asamura

“Gambatte” – Descubra o segredo japonês para ter foco e motivação

Gambatte por Leandro Iuamoto

Não tão somente de karaokê, mangá e anime é feita a cultura japonesa.

A famosa expressão “Gambatte”, ou “aguente firme!”/“faça seu melhor!”/“boa sorte!” caracteriza grandemente o povo japonês.

Apesar de muitas traduções para esta expressão, seu significado visa o estímulo e motivação das pessoas para que se esforcem ao máximo, estando 100% presentes e focadas em suas atividades.

O significado de “Gambatte” faz-se visível na população japonesa, seja nas escolas, onde estudantes desde pequenos são incentivados a empenhar-se nos estudos mesmo no período de férias; ou até mesmo no mundo corporativo, no qual o povo japonês se dedica por sua empresa com seu coração.

“Gambatte” na prática

Mas como os japoneses conseguem ter foco e motivação?

Como esforçar-se sempre em todas as atividades?

Como incorporar o “Gambatte” ao seu dia-a-dia?

Para encontrarmos estas respostas, é necessário inicialmente termos um objetivo bem determinado. Devemos nos dedicar e nos esforçar para alcançar nossas metas, traçando caminhos baseados em nossas crenças, valores e razão de viver – nosso IKIGAI.

Esteja 100% presente! Esteja 100% focado!

Tanto em suas relações pessoais, profissionais ou até nas atividades de lazer, esporte ou descanso, esteja completamente presente e focado! Não se deixe perder em memórias passadas ou em expectativas futuras.

Vivencie o agora!

Atualmente, observa-se busca constante por fontes de concentração e motivação milagrosas para a simples realização de atividades que nos propomos a  fazer, em grande parte por conta de distrações tais como celulares, computadores, televisores, etc.

Por um lado, o avanço da tecnologia permite que estejamos conectados a tudo o tempo todo, porém ao mesmo tempo nos isola, uma vez que dificilmente conseguimos estar 100% presentes nos momentos únicos de nosso dia-a-dia.

Experimente desligar seu smartphone quando for conversar com alguém, deixe o trabalho totalmente de lado quando for descansar, assuma uma postura mais ativa em seu trabalho.

Dessa maneira, oferecendo 100% de sua capacidade nos momentos certos e canalizando sua energia em suas atividades correntes, conseguirá transformar suas ações em hábito, incorporando o “Gambatte” a seu dia a dia e, mais do que isso, a seu caráter.

Conheça a JCI Brasil-Japão!

Para promover este e muitos outros ensinamentos da cultura japonesa, a JCI Brasil-Japão há 38 anos oferece a seus membros e simpatizantes oportunidades de desenvolvimento de capacidade de liderança, responsabilidade social, espírito empresarial e companheirismo necessários para originar mudanças positivas na sociedade.

Com destaque especial para o “Programa Formando Líderes”), nossos Projetos visam proporcionar aos jovens cidadãos oportunidades de autodesenvolvimento, por meio da promoção de eventos, trabalhos voluntários e em equipe, treino e canalização de foco e motivação, e preservação de valores.

Venha conhecer um pouco mais da JCI Brasil-Japão!

6.876 visualizações0 comentário
bottom of page