Montagem de hortas verticais utilizando materiais recicláveis

Plantando Alegria é um projeto da JCI Brasil-Japão que tem como objetivo montar hortas verticais utilizando materiais recicláveis.

Além de aproveitar o espaço existente nas escolas para o plantio de hortaliças e vegetais, o projeto também visa despertar a vontade das crianças pela alimentação saudável através do plantio e cultivo das hortaliças, sendo uma ferramenta eficaz para educar a comunidade, estimulando a sustentabilidade ambiental e o consumo de alimentos saudáveis, principalmente por crianças.

O projeto é realizado em parceria com escolas de Educação Infantil, e ocorre duas vezes ao ano, preferencialmente aos sábados, porém as datas em que são realizados depende da disponibilidade das escolas.

No dia em que é realizado o projeto, os membros da JCI ficam responsáveis pela oficina sobre como montar os vasos de garrafas PET. Para esta atividade, os pais, crianças entre 0 e 5 anos de idade, professores e funcionários da escola são convidados a participar do workshop.

Durante o workshop, um profissional da área de nutrição é convidado para fazer uma apresentação sobre alimentação saudável e a importância de comer frutas e legumes. O objetivo desta atividade é estimular os pais a oferecer alimentos saudáveis e frescos a seus filhos.

Além da horta vertical, cada família pode fazer as suas próprias garrafas PET para levar para casa.

Para ser voluntário, basta entrar em contato com a JCI Brasil Japão e verificar as próximas datas em que será realizado o projeto.